Este Método Simples e Ágil vai começar a transformar sua vida para melhor!
Qual é a sua ideia de sucesso?
Ganhar muito dinheiro? Ter o trabalho dos sonhos, fazendo o que gosta? Viver um grande amor e ter tempo para viajar? Pense com carinho: para você, o que significa ter uma vida plena?
Independente da sua resposta, uma coisa é fato: uma vida plena não se resume à sua satisfação em apenas uma área. A plenitude se encontra no equilíbrio.
É comum as pessoas acreditarem que a plenitude consiste em conseguir sucesso em determinada área da sua vida, geralmente a que a pessoa coloca maior importância e, consequentemente, mais energia.
Ter um objetivo definido em determinada área e colocar foco para realizá-lo é importante e saudável! O que pouca gente sabe é que se você se dedicar excessivamente a uma única área, mesmo que ela seja o foco do seu objetivo, você poderá estar dando um “tiro no pé”.
Pense no funcionamento de uma empresa: ela é composta de diversas áreas diferentes, igualmente importantes, que precisam estar funcionando em harmonia para que a empresa seja bem sucedida. Em uma corporação, não bastam os setores financeiro e comercial estarem funcionando de vento em popa se o RH está uma bagunça, por exemplo. A consequência disso será um desequilíbrio na empresa, prejudicando diversas outras áreas. Afinal, com um RH ineficiente, poderemos ter, por exemplo, contratações de funcionários com perfis inadequados para suas funções, prejudicando o toda a produção.
Para a nossa vida o raciocínio é o mesmo. Se apenas algumas áreas estiverem funcionando bem mas, todas as outras estiverem negligenciadas, teremos um desequilíbrio que irá prejudicar o funcionamento do todo. Se você der toda a sua atenção para sua carreira e finanças, e em contrapartida, não der nenhuma atenção para sua saúde e alimentação, pode acontecer um desequilíbrio físico no seu corpo corpo vai sentir e você pode até ter que fazer uma pausa forçada na sua carreira. Percebe como o equilíbrio é importante?
Como identificar quais áreas da sua vida você precisa dar mais atenção?
Ao longo das formações que fui fazendo até me tornar coach, encontrei várias abordagens diferentes que tratam da mesma coisa: a importância de equilíbrio na vida.
Na primeira sessão de um processo de coaching (inclusive, marque a sua sessão gratuita comigo agora mesmo), trabalhamos com uma ferramenta chamada “Roda da Vida”.
A roda da vida funciona da seguinte forma: o cliente (coachee) é convidado a olhar para um círculo que simboliza a sua vida. Esse círculo é dividido em 4 áreas diferentes e 3 sub-áreas dentro de cada área. A partir disso, o coachee deve dar uma nota para o seu nível de satisfação em cada sub-área. Por exemplo, o cliente sente-se satisfeito com a sua saúde e disposição e dá a nota 8 para essa sub-área; ao mesmo tempo, esse mesmo cliente se sente ausente de sua família e dá nota 6 para essa fatia e, 5 para finanças.
O objetivo da roda da vida é que o coachee consiga ter uma noção clara e palpável da situação atual da sua vida para planejar como chegar na sua situação ideal. Geralmente essa ferramenta causa surpresa nos clientes por se tratar de uma autoanálise que é feita com riqueza de detalhes sobre sua sua vida, feita por eles mesmos.
Quando o cliente percebe esses quatro grandes pés da mesa da vida, fica claro que não conseguimos nos sustentar por muito tempo com a satisfação elevada em somente uma área. Não estou dizendo que precisamos realizar nossos sonhos em todas as áreas de nossa vida (será bom se conseguirmos), mas sim que precisamos estar satisfeitos em todas as áreas.
Depois que ele dá as notas, escolhemos uma área para focar no processo de coaching, dentro da metodologia. O coachee deve refletir sobre a seguinte questão: qual das áreas podem ser uma alavanca para o maior número de áreas possível? Em outras palavras: qual área que você acredita que se melhorar, irá por consequência melhorar diversas outras áreas?
Essa reflexão e o trabalho que fazemos no processo de coaching em seguida equilibra a sua vida e ajuda a chegar no seu objetivo final com mais eficiência e mais leveza.
Vamos imaginar uma pessoa queira passar em um concurso. Dentro de sua rotina de estudos é importante incluir lazer, exercícios físicos, relação com pessoas queridas, amigos e parceiros, 8 ou mais horas de sono, alimentação balanceada, hobbies… Tudo isso, vai tornar as horas de estudo ainda mais produtivas, fazendo com que a assimilação seja muito maior e as chances de ela passar no concurso aumentam consideravelmente!
O equilíbrio do todo potencializa a área escolhida! E, quanto mais você se aproxima do seu objetivo, maior é a satisfação compartilhada no todo, o que aumenta cada vez mais as chances de sucesso.
Ficou curioso para fazer a Roda da Vida (e diversas outras ferramentas do coaching), equilibrando sua vida e alcançando seu objetivo? Clique aqui e marque uma sessão gratuita!