Como traçar um plano para ganhar mais dinheiro atuando na sua área ou profissão
Ganhar dinheiro é bom, mas ganhar dinheiro na área que gostamos e que já estamos atuando é ainda melhor! As vantagens percorrem uma longa lista que incluem o fato de que você vai ter alguns dos conhecimentos para atuar na área, já sabe, de certa forma, que esse tipo de trabalho te dá prazer, já está no caminho e possui alguma autoridade (ainda que iniciante), etc.
Pode ser que você já esteja na área que gosta, mas ainda não se sente valorizado como gostaria. Pode ser, ainda, que você queira subir de cargo, se aventurar em outros nichos, duplicar a renda ou se tornar o líder do seu mercado.
Em todos esses casos você tem a vantagem principal que é a de não precisar começar do “zero” para chegar no topo, já que possui conhecimentos da área e já percorreu alguns passos. Com nossas dicas, seu empenho e a ajuda do coach garantimos que o salto até lá vai ser muito mais rápido e assertivo do que você tem sonhado (e sabemos que você sonha alto).
1) Identifique o seu objetivo e propósito
Se você decidir aumentar sua renda tendo como principal objetivo o dinheiro em si, pare e volte duas casas.
Se engana quem pensa que apenas a sensação de bem estar, segurança e controle que a renda extra proporciona é o suficiente. Garantimos: a longo prazo, não é. Se você se basear nisso como objetivo principal corre o risco de você ficar estressado, desmotivado e sempre frustrado.
O que é realmente importante aqui é que você tenha uma motivação forte o suficiente para buscar aumentar sua renda. Quanto mais específico for esse objetivo, melhor. Quer ganhar mais dinheiro para viajar para Dubai no ano que vem? Para comprar sua casa e sair do aluguel? Para finalmente pedir a noiva em casamento? Quanto de dinheiro é necessário? Pense com carinho e defina um objetivo que seja importante para você, que te realize de alguma forma e o defina em detalhes..
Se você envolver pessoas importantes para você nesse processo, melhor ainda. Por exemplo, vamos supor que você quer ganhar mais para juntar dinheiro e abrir um empreendimento inovador na sua área. Compartilhe seus planos e ações com pessoas que você se importa, peça feedback sobre suas ideias e os deixe sonhar com você. Isso irá ampliar a sua motivação e eles vão te dar aquele gás extra naqueles momentos em que bate um desânimo.
Além de identificar o seu objetivo e compartilhar com pessoas confiáveis você precisa ter bem claro o que pretende realizar através desse objetivo. Descobrir o propósito maior do seu objetivo funciona como uma força que impulsiona o motor que te faz alavancar.
2) Verifique a congruência do seu objetivo
Esse é um ponto muito importante e muitas vezes ignorado pelas pessoas ao planejarem seus próximos passos: é fundamental que seu objetivo esteja em congruência com os outros fatores (e pessoas) importantes da sua vida.
Por exemplo, Maria trabalha em uma padaria, é muito boa em fazer bolos e deseja ganhar uma renda extra para abrir sua própria confeitaria. Ela percebe que seu objetivo tem um propósito que a agrada: os bolos da sua confeitaria serão feitos apenas com ingredientes de pequenos produtores, e Maria considera isso positivo para o fortalecimento da economia local, fazendo o dinheiro circular entre os agricultores da região. Ela compartilhou com seu marido e sua melhor amiga e eles estão apoiando Maria em sua busca. Porém, há algo que interfere no desenvolvimento da nova confeitaria de Maria: apesar dos seus filhos a apoiarem, ela sente falta de passar mais tempo com eles, já que tem se dedicado, nas horas livres, à execução do seu novo projeto.
Com isso, Maria se vê diante de uma incongruência entre o seu objetivo de abrir sua confeitaria e algo que é muito importante para ela, o tempo livre com seus filhos. Essa incongruência pode atrapalhar e até engavetar o projeto de Maria!
Para que isso não aconteça, Maria tem que pensar em formas de buscar o seu objetivo sem que isso afete negativamente as pessoas ao seu entorno. Isso irá minimizar os sabotadores e tornar a jornada mais agradável e, até mesmo, realista. O ideal é procurar alternativas até que todos se beneficiem (acredite, isso é possível).
Na situação de Maria, por exemplo, uma opção mais congruente seria a de Maria se dedicar aos trabalhos da confeitaria mais intensamente em dias específicos (como aos sábados), e usar os dias da semana para tarefas mais simples, porém essenciais para o seu objetivo. Com isso, sobra mais tempo durante a semana para que ela possa se dedicar a nada menos do que papinhas, risadas e brincadeiras com os pequenos.
3) Faça uma boa análise dos seus pontos fortes
Faça uma lista das coisas que você é bom e sabe que é bom. Acrescente na lista as características positivas que seus amigos e familiares costumam falar sobre você e, principalmente, as suas qualidades e situações em que você se sente mais produtivo.
Você sabe que produz melhor quando está em ambientes criativos? Não suporta pressão e faz trabalhos maravilhosos quando se sente confortável com o tempo disponível para produzir? Sabe que tem facilidade em lidar com pessoas e ainda por cima gosta disso?
Anote seus pontos fortes e adquira clareza sobre eles. A partir disso, liste oportunidades e possibilidades de trabalho que têm relação com esses pontos fortes. Isso pode ser um bom mapa de opções para te ajudar a escolher caminhos para sua carreira que dêem retorno consistente, rápido e que use suas forças e habilidades. Com foco, ação, resultado e melhoria contínua, é questão de tempo para que você descubras oportunidades de ganhar dinheiro com suas qualidades, dentro da empresa que você já trabalha ou fora dela.
4) Defina os pontos chaves
Definir os pontos chaves para chegar onde você quer é fundamental para montar o seu plano de ação, que é o próximo passo. Por exemplo, se você pretende pedir uma promoção para o seu chefe você deve definir os pontos principais dessa ação: pontuar os motivos pelos quais você acredita merecer o aumento, buscar o plano de carreira da empresa, treinar uma conversa pensando nas possíveis negociações, sentar com seu responsável hierárquico, deixar claro suas intenções na empresa focando nas suas forças, solicitar feedbacks e focar nos pontos de melhoria.
Com os pontos chaves definidos, o trajeto fica mais fácil porque você conta com um mapa que te guia em direção ao seu objetivo.
5) Defina um plano de ação com evidências e prazo
Defina um passo a passo do que precisa ser feito para chegar no seu objetivo e estabeleça prazos para cada uma dessas ações. É muito importante você determinar qual o resultado esperado e em quanto tempo você espera que estas coisas aconteçam. Sabemos que esse passo é complexo mas, não se preocupe, o coaching irá direcionar em todo esse processo. Quer começar? Vem cá que a gente tem uma surpresa pra você! Clique no link e saiba mais.