Você se sente Perdido e sem Saber o que fazer da Vida? Este método irá te ajudar a encontrar seu caminho! Previous item Culpar os outros pelo seu... Next item Este Método Simples e Ágil...

Você se sente Perdido e sem Saber o que fazer da Vida? Este método irá te ajudar a encontrar seu caminho!

Alguma vez na vida você já se sentiu sem rumo, sem saber o que quer fazer da vida? Se a sua resposta for sim, não se preocupe: isso é muito comum e, a maioria de nós já experimentou esse sentimento alguma vez na vida.

A sensação de estar perdido pode trazer sentimentos de frustração, ansiedade e até mesmo estresse. Sem contar que se você não sabe para onde está indo, pode desperdiçar energia dando “voltas”com atitudes distantes de um planejamento com um foco definido.

Para te ajudar a começar a clarear os pensamentos e encontrar o seu caminho, sugiro que você faça uma lista com respostas para as seguintes perguntas:

1) O que te dá prazer?

Faça uma lista das atividades que você gosta de fazer. Atividades que te provocam tamanho prazer que você nem vê o tempo passar! Vale colocar hobbies e atividades que, em um primeiro momento, você não enxerga possibilidades profissionais!

2) No que você é realmente muito bom?

Sabe aquela atividade em que você é acima da média? Que você realiza de forma brilhante e, todos ao seu redor te elogiam por sua atuação? Principalmente se você gostar de praticá-la, coloque na lista!

3) O que você tem facilidade em fazer?

Pense qual é a atividade que além de você sentir prazer em realizar e saber que você é realmente bom, você ainda tem facilidade em fazer! Essa atividade pode ser uma bússola para te ajudar a achar o seu caminho.

4) O que você já sabe que não quer fazer?

Tão importante quanto saber o que quer fazer é saber o que você não quer fazer. Já sabe que não gosta de trabalhar em equipe? Trabalhos rotineiros te entediam? Coloque na lista o que você já sabe que não quer e dê mais um passo rumo à clareza do seu caminho!

5) Você sabe qual é o seu perfil?

Saber qual é o nosso perfil é fundamental para decidir nosso caminho profissional. Sabe que gosta de lidar com pessoas? Que é muito bom com processos e planilhas? É focado em resultados? Tente entender o seu perfil profissional, o tipo de atividade e circunstâncias que você naturalmente tem facilidade e rende melhor. As pessoas que trabalham em atividades que encaixam com seus perfis pessoais têm mais facilidade com as atividades e maior potencial de destaque!

6) Como seria sua vida ideal?

No seu mundo ideal você acordaria às 6h, correria na praia, tomaria uma água de côco seguida de um banho e iria para o escritório? Ou, quem sabe, no seu mundo ideal você não teria rotina, trabalharia de casa, com seu cachorro dormindo no tapete? Talvez você prefira acordar com a vista de arranha-céus de uma grande metrópole e gerenciar sua empresa em uma avenida movimentada… Pensar em como seria sua vida ideal é um exercício interessante porque te dá um mapa sobre o estilo de vida que você deseja seguir, clareando o caminho.

Você realmente não sabe o que quer fazer?

Uma provocação para a reflexão: você realmente não sabe o que fazer da vida ou já sabe mas tem medo de assumir sua escolha?

Em alguns casos, a pessoa já sabe o que quer fazer e, não o faz porque possui crenças limitantes que a impedem de seguir sua escolha. Fiz o processo com uma cliente (que me autorizou a citar o seu caso aqui) que já sabia o que queria fazer da vida, mas não conseguia aceitar sua escolha porque não acreditava nas suas capacidades e no seu potencial em alcançar o seu objetivo. Com isso, ela deu “voltas” durante um tempo, até encontrar e trabalhar suas forças no processo de coaching e conseguir assumir sua escolha, traçando um plano de ação para aquele que sempre foi o seu objetivo, mas estava escondido, esquecido.

O coaching e a busca pelo seu caminho

Acontece, com certa frequência, de os clientes começarem um processo de coaching por se sentirem perdidos.

É muito comum que os os clientes achem desafiante responder uma pergunta de praxe antes do início do processo, que é: o que você espera com o processo de coaching? Muitos não sabem.

Essa pergunta é importante para o coach avaliar se o que o cliente busca pode ser impulsionado e alcançado com o coaching. É comum a pessoa responder que quer um objetivo, e não sabe qual é.

Neste momento, costumo realizar a seguinte pergunta: você está satisfeito com os seus resultados até o momento?

Se a resposta for “não”, pergunto: E o que você gostaria de alcançar para se sentir satisfeito?

Se a resposta for sim para a primeira pergunta, a próxima seria: o que mais você quer conquistar?

Dessa forma, as coisas começam a clarear. Começamos a entender o que está motivando a pessoa a procurar um processo de coaching. De totalmente perdidos, começamos a esboçar um caminho.

Acredito que o que mais impacta nessa questão de encontrar o seu caminho é identificar o seu propósito, sua missão, ou identificar de que forma você pode usar ao máximo suas forças e virtudes na sua rotina, no seu dia a dia.

Esse conceito, é chamado de florescimento, pela psicologia positiva, e significa que a pessoa literalmente floresce ao incluir o uso de suas forças em suas rotinas, além de gerar o desenvolvimento da autoeficácia e automotivação, entre várias outras necessárias à alta performance das pessoas.

Para te ajudar a identificar suas forças, você pode acessar um assessment do VIA para identificação de suas forças. Ele foi desenvolvido pela universidade da Pensilvânia e é cientificamente comprovado.

O objetivo desse exercício é que, ao identificar suas forças, você procure atividades profissionais em que você possa usá-las com mais constância.

Identificando suas forças, tudo ficará mais claro. Não precisa ter pressa ou ansiedade, a maioria de nós passa por momentos de dúvida em que nos sentimos perdidos. Tenho certeza que você vai encontrar o seu caminho, o seu objetivo.

No processo de coaching, iremos identificar juntos as suas forças, suas crenças limitantes e inúmeras ferramentas que vão te ajudar a encontrar o seu caminho dentro de você mesmo. Em seguida, vamos criar juntos um plano de ação que vai levá-lo ao seu destino escolhido. Quer viver esse processo? Clique aqui e marque uma sessão gratuita de coaching na Monchu!  



Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *